Projeto Gestão Social nas Escolas: Sucessos e alegria marcam final de um ciclo


Na quarta-feira, 23 de novembro, estudantes das escolas CAIC, Conserva Feitosa e José Bezerra se reuniram em confraternização do Projeto Gestão Social nas Escolas. O evento aconteceu no Clube dos Comerciários, em Juazeiro do Norte.

“Integrar jovens das diferentes escolas e mostrar, através de dinâmicas, a importância de se trabalhar em sintonia”, é como a coordenadora do Projeto, Waléria Menezes, define o evento. Descontração e alegria entre estudantes e desenvolvedores do Projeto. Os jovens se divertiam jogando partidas de vôlei de areia e futsal.

Em seguida, os jogos deram espaço à primeira dinâmica, conduzida pela representante da ASHOKA, Pâmela Gaino. Pausa rápida para o lanche, e na volta, outra dinâmica colocava em prática o objetivo do encontro. Estudantes e educadores realizavam a complicada “dança em círculo”, típica dança irlandesa como em casamentos, que exigia sintonia e dedicação de todos os participantes.
Então o evento deu espaço a um momento mais tranquilo, com o artista Josu Ribeiro cantando sucessos do Legião Urbana. Claro, com direito a coro uníssono dos jovens.
Por fim, uma reflexão: Quais foram os momentos que mais marcaram o Gestão Social nas Escolas? A última atividade dinâmica selou a integração e comprometimento dos jovens. Dessa vez, uma imensa “teia” fora montada com retalhos de tecido, bolas foram colocadas sobre ela e o objetivo era que os jovens “não deixassem a bola cair”, literalmente.
“Esse Projeto tem uma característica que me chama muita a atenção. A idéia de mudança às vezes parece muito distante pra nós, mas aqui a gente sonha com a mudança dentro das comunidades e vê-a acontecer dentro dos jovens e de nós mesmos”, disse uma das realizadoras do Projeto, a bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), Marluse Matos. Fim de um ciclo e um sucesso estrondoso. Que assim, continue gestos que provocam mudanças nos jovens, nas comunidades, no mundo.

Escrito por André Alcantara





0 comentários:

Postar um comentário