Projeto Gestão Social nas Escolas: Estudantes apresentam seus projetos

Foi um dia histórico para o Projeto Gestão Social nas Escolas. Os primeiros estudantes chegaram na Faculdade Leão Sampaio por volta das 8h da última quarta-feira, 26, e se reuniram no auditório da instituição. Estudantes das escolas CAIC, José Bezerra e Antônio Conserva Feitosa, todas de Juazeiro do Norte, esperavam ansiosos pelo início das apresentações, quando a tradicional “dinâmica do quebra-gelo” entrou em ação.
Após a descontração, o encontro adotou uma postura de seriedade, afinal, os alunos estariam apresentando projetos desenvolvidos ao longo do ano, e que têm como finalidade nada menos que transformar o mundo. Mafoane Odara, embaixadora da ASHOKA, organização que firma parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), explicou como seriam feitas as avaliações dos projetos, apresentando também os painelistas, responsáveis pela análise das apresentações.



Quando perguntada sobre a importância do encontro, ela foi enfática, afirmando que "a grande importância dos alunos poderem fazer parte do processo de transformação é a possibilidade de concretizar essa mudança. Se ela não vier das pessoas, não tem como acontecer. Jovens entre 14 e 17 anos estão propondo soluções inovadoras para conservar suas comunidades, porque a creditam que é possível criar outro mundo, um mundo mais sustentável, um mundo mais cooperativo, mais justo”, disse.

 
Ao iniciarem as apresentações, divididos em duas salas, os estudantes exibiram aos painelistas seus projetos e suas finalidades, que abordavam desde ervas medicinais à coleta seletiva de lixo. Tudo muito dinâmico e interativo. Um verdadeiro espetáculo ainda foi proporcionado pelo grupo de alunos que se dispôs a fabricar desinfetante, usando como embalagem as garrafas pet que seriam recolhidas em suas comunidades. Apresentando-se vestidos de palhaços, esses estudantes deram um show, unindo descontração e responsabilidade social.
Finalizadas as apresentações, os jovens seguiram para o momento do lanche, enquanto os painelistas reuniram-se no auditório para o veredito de quais seriam os projetos aprovados. A curiosidade dos jovens se misturava com o “clima de dever cumprido”. A estudante Sara Ulysses, que apresentou um projeto junto a colegas, esperava ansiosa pelo resultado. “É uma coisa excepcional porque vamos modificar o mundo! É muito prazeroso! A gente sente uma energia muito boa, e tenho certeza que isso vai ser importante por toda a nossa vida", disse.
Por fim, uma grande surpresa: todos os projetos foram aprovados, e, supervisionados por professores e monitores do LIEGS, serão executados pelos próprios estudantes. Por fim, foram sorteadas camisas do projeto, distribuídos chocolates e marcadores de texto aos estudantes. Mas a maior premiação não estava nos chocolates, muito menos nas camisas. O verdadeiro prêmio se convertia em lágrimas nos olhos daqueles que participaram de todo o processo: A responsabilidade social e o desejo de mudar o mundo, que agora se instala dentro de cada um dos jovens que participaram do Projeto Gestão Social nas Escolas, e que os acompanhará por toda a vida.

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